Por que você não atingiu os seus objetivos ainda? Conseguir uma promoção no trabalho, abrir o seu próprio negócio, conquistar aquele corpo que você deseja…

Todos nós temos sonhos, todo início de ano ouvimos pessoas falarem do seus planos e metas pessoais, mas são poucas as que chegam a tornar realidade suas metas. A maior parte das resoluções de ano novo são esquecidas antes do fim de janeiro. E a pergunta que vale 1 milhão de reais: o que impede as pessoas de atingirem os seus objetivos?

 

Existem 3 tipos de pessoas:

  • As que não traçam objetivos, neste caso dificilmente terá muitas conquistas, como diz a famosa frase de Lewis Carroll “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”

 

  • As que traçam objetivos, mas desistem pelo caminho. Estas pessoas até começam, mas no meio do caminho encontram distrações, obstáculos e elas param, não vão até o fim.

 

  • As que traçam objetivos e conquistam estes objetivos, simples assim, sem meio termos, elas vão até o fim.

 

Ser capaz de traçar objetivos e conquista-los é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa. Agora quais são os fatores essenciais para que você possa fazer parte do terceiro grupo, tirar os seus objetivos do papel e torna-los realidade?

Veja abaixo os 5 motivos pelos quais você não atingiu seus objetivos ainda e como transformar seus objetivos em realidade:

 

#1 CLAREZA

O primeiro motivo é onde a maior parte das pessoas falham, não ter claro o que realmente quer. Existe uma pergunta simples, mas que poucas pessoas sabem responder “O que você quer?”. A pergunta é simples, mas diariamente vejo pessoas que sentem uma dificuldade enorme em definir o que de fato quer alcançar, onde quer estar e o que deve focar.

Para exemplificar como a falta de clareza afeta negativamente o alcance de suas metas, vamos falar sobre uma meta bem comum entre as pessoas: perder peso. Quando você diz a minha meta é emagrecer, essa é uma meta muito vaga, uma vez que você não tem claro especificamente o quanto você quer emagrecer, 1kg, 5kg, 10kg, quanto? E por que é necessário saber especificamente qual a sua meta?

A estratégia para perder 1 kg é diferente da estratégia para perder 10 kg. Quando você não sabe exatamente o que você quer, você não tem um objetivo e sim um desejo.

 

Você tem objetivos para a sua vida?

Foi realizada uma pesquisa na Universidade de Stanford com um grupo de universitários, onde foi realizada a seguinte pergunta: você tem objetivos para sua vida?

3% tinha objetivos claros e tinha estes objetivos escritos

7% tinham objetivos, mas não muitos claros, apenas ideias na cabeça

90% não tinham objetivos e nem ideias do que queriam naquele momento

 

Vinte anos depois estes estudantes foram procurados e os pesquisadores descobriram algo surpreendente. Os 3% de estudantes que tinham objetivos e os tinham por escrito estavam ganhando mais que os outros 97% juntos. É importante ressaltar que a parte financeira é apenas um medidor, o principal aqui é: O que exatamente você quer alcançar?

 

#2 RAZÃO

Você já se perguntou de onde algumas pessoas tiram motivação e energia para acordar às 5 ou 6 da manhã e sair para correr? Não importa se está frio ou calor.

Estas pessoas têm bem claro o porquê elas estão fazendo isso. Muitas delas estão treinando para participar de uma prova de corrida, outras tem sua saúde como prioridade número 1, ou outros objetivos maiores. A questão é que todas elas têm um grande motivo por trás, capaz de superar qualquer adversidade.

Se você não consegue enxergar a razão maior que está por trás do seu objetivo ou das suas ações, dificilmente você irá persistir para conquistar o seu objetivo, especialmente quando se trata de um grande objetivo.

É muito fácil se desmotivar quando não visualizamos o porquê estamos fazendo o que estamos fazendo. O porquê é a principal fonte propulsora da ação.

Qual a razão maior que está por trás do objetivo que você está buscando?

 

“Fortes razões, fazem fortes ações”

William Shakespeare

 

Veja sempre o cenário mais amplo, o resultado final que você quer atingir.

 

Se você quiser saber como definir metas e transformá-las em realidade, clique aqui embaixo e baixe GRATUITAMENTE um guia prático de metas:

 

#3 PRAZO

Cuidado com a frase “Um dia eu vou… fazer aquela viagem, fazer aquele curso, aprender a tocar um instrumento…”. “Um dia” não existe no calendário, “um dia” pode ser que nunca chegue.

Enquanto você não colocar uma data para a conquista do seu objetivo, você não irá agir. A data coloca fim na procrastinação. Quando você não coloca uma data, qualquer coisa se torna mais importante do que conquistar o seu objetivo. Talvez passar horas no Facebook, fazer uma maratona no Netflix, seja mais importante do que agir para conquistar o seu objetivo.

O prazo coloca fim na procrastinação. Quando você coloca um prazo, o seu objetivo se torna realidade.

Defina prazos que te desafiem e você sabe que será capaz de cumprir.

 

“Metas são sonhos com data de chegada”

 

#4 ESTRATÉGIA

Você tem claro o seu objetivo, a razão por qual vale a pena lutar por ele e a data que se comprometeu a alcança-lo, o que você precisa agora é de uma estratégia.

Estratégia nada mais é do que dividir o objetivo desejado em pequenos passos executáveis. Quais são as ações que vão te levar a conquista do seu objetivo? Muitas vezes vejo pessoas com grandes objetivos, mas quando pergunto quais são as ações, elas não sabem responder. Objetivo sem plano de ação é apenas uma ilusão.

Vale ressaltar que nem sempre a estratégia traçada levará ao resultado desejado, por esta razão é importante avaliar o que outras pessoas fizeram para alcançar o objetivo que você deseja alcançar. Muitos desistem de seus objetivos por acreditarem que são impossíveis, quando na verdade apenas estão utilizando uma estratégia errada.

 

“Sonhos determinam o que você quer. Ação determina o que você conquista.”

Aldo Novak

 

#5 FATOR CRÍTICO

Você tem claro o que você quer, estabeleceu o prazo, sabe exatamente o que fazer, mas não faz, não age. Um exemplo bem famoso desse cenário: quer cuidar da saúde, se inscreve na academia, mas não vai. Já aconteceu ou está acontecendo com você? A pergunta é: por que? O que está te impedindo?

O que impede as pessoas de agirem, de fazer o que precisa ser feito é o seu modelo mental, ou conhecido também como mindset. Mas o que é modelo mental?

Modelo mental nada mais é do que a maneira como você percebe o mundo, a sua forma de pensar.

 

Pensamentos >> Sentimentos >> Ações >> Resultados

Os seus pensamentos geram sentimentos, seus sentimentos influenciam suas ações e comportamentos, gerando os seus resultados.

Se você tem pensamentos negativos e limitantes, esses pensamentos irão gerar sentimentos de insegurança, incapacidade e medo, influenciando a forma como você age e consequentemente os seus resultados.

Da mesma forma, pensamentos fortalecedores produzem sentimentos positivos como confiança, determinação e coragem, gerando reações e comportamentos diferentes, com resultados mais positivos.

Em questão de mindset, a sua forma de pensar, não existe certo ou errado, o que você deve sempre avaliar é se a forma como você pensa está te aproximando ou te distanciando dos seus objetivos.

Comece a prestar atenção em seu diálogo interno. Os seus pensamentos te fortalecem e te impulsionam para a ação ou te enfraquecem e bloqueiam você de agir?

Na maioria das vezes o que separa você dos seus objetivos, não são obstáculos externos, mas obstáculos internos, pensamentos que paralisam e impedem você de agir.

 

Qual o objetivo que você sempre desejou conquistar, mas tem medo de ir atrás?

 

Questione seus pensamentos, não permita que eles te paralisem e impeça você de perseguir os seus objetivos.

 

Leia também: Mindset – os 7 princípios de uma atitude mental de sucesso

 

COMO ATINGIR SEUS OBJETIVOS

#1 Tenha clareza do que você quer – Seja específico

#2 Saiba o por que você quer – Qual a sua motivação em alcançar este objetivo

#3 Defina uma data – Se comprometa em agir

#4 Trace uma estratégia – Defina os passos que irá executar

#5 Acredite em si – Não permita que seus pensamentos te sabotem

 

Existe uma regra, conhecida como a regra de ouro, que diz “Conquiste seus objetivos e se faça feliz”. Tenha objetivo, coloque um prazo e faça acontecer!

 

Que dar um passo além? Se você almeja ter um maior equilíbrio emocional, atingir maiores resultados, além de aumentar o nível do seu bem-estar e felicidade, clique no link abaixo e inscreva-se para o Workshop 100% GRATUITO:

 

 

Gostou desse artigo? Então deixe seu comentário abaixo, o seu feedback é muito importante para mim. Aproveite e compartilhe também com pessoas que você acredita que este conteúdo possa ser útil!

 

 


Fernando Salas
Fernando Salas

Master Coach, Palestrante e Trainer. Estudioso e apaixonado por desenvolvimento do potencial humano e ciência da Alta Performance. Acredita que todas as pessoas com as estratégias certas têm a capacidade de atingir o seu potencial pleno, alcançando resultados inimagináveis.