O que diferencia as pessoas que conquistam grandes realizações e sucesso na vida de outras que por mais que sejam esforçadas, não alcançam grande sucesso? Qual a diferença que faz diferença na busca do sucesso? Existe o gene do sucesso?

Napoleon Hill dedicou vinte anos de sua vida pesquisando sobre as 16.000 mil pessoas mais ricas e bem-sucedidas do mundo, para descobrir o que elas tinham em comum. Dentre essas pessoas ele entrevistou os 500 líderes mais importantes da época, incluindo nomes como: Henry Ford, John D. Rockefeller, Thomas Edison, Alexander Graham Bell, Theodore Roosevelt, dentre outros.

Após 20 anos de estudos, Napoleon Hill identificou os princípios comuns compartilhados entre os grandes nomes de sucesso da época. Os princípios identificados foram transformados em uma obra, publicada como a “Lei do Triunfo”, com lições atemporais para serem estudadas e colocadas em prática por qualquer pessoa que almeja atingir o sucesso.

Toda e qualquer pessoa que deseja atingir grandes realizações, pode modelar e aplicar os princípios essenciais do sucesso.

“Se uma pessoa pode fazer algo, qualquer pessoa pode aprender a fazer também, obtendo resultados similares”

 

#1 O Mastermind

O primeiro princípio conhecido como Mastermind, ou mente mestra em português, diz que a união de duas ou mais mentes em espírito de cooperação e harmonia, produz infinitamente mais resultados do que apenas uma mente sozinha.

As pessoas que atingiram grandes realizações, sozinhas, nenhuma delas teria conseguido o sucesso que conseguiram.

Unir-se com pessoas com objetivos semelhantes, que te estimulem a crescer e ser melhor é a chave do mastermind.

“Você é a média das 5 pessoas com que você mais passa o tempo”

Jim Rohn

 

#2 Objetivo Principal Definido

O segundo princípio, embora pareça óbvio, não é tão praticado pela grande maioria das pessoas. Muitos não sabem exatamente o que desejam, e como já ouvimos falar, para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.

Saber com clareza onde deseja chegar é o ponto de partida de todas as realizações.

Um dos fatos revelados nas pesquisas de Napoleon Hill foi que 95% das pessoas consideradas como “fracassadas” não tinham um objetivo definido na vida, enquanto os outros 5% que atingiam o sucesso, tinham não somente objetivos definidos, mas planos definidos para a realização destes objetivos.

É muito difícil chegar em algum lugar, quando não sabemos para onde realmente queremos ir.

Sem um propósito definido e um plano, as pessoas apenas derivam sem rumo pela vida.

“O importante não é onde você começa, mas sim as decisões que toma sobre o lugar a que está determinado a alcançar”

Tony Robbins

 

Descubra como fazer de 2018 o melhor ano da sua vida e conquistar os seus maiores objetivos. Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente para o Workshop Supere seus Limites:

#3 Confiança em si mesmo

A dúvida em si mesmo é o maior destruidor de sonhos que existe. Napoleon Hill percebeu que todas pessoas bem-sucedidas tinham uma grande confiança em seu potencial, o que permitia elas agirem em direção aos seus propósitos definidos.

Uma atitude confiante é fundamental para o sucesso no ambiente profissional. A confiança pode atrair a atenção e abrir novas oportunidades.

Quando você demonstra confiança, você passa uma imagem positiva sobre si, conquistando o respeito e a atenção das outras pessoas. Por outro lado, quando você se mostra inseguro e desconfortável, as pessoas podem não dar muito crédito para o que você tem a oferecer.

“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso”

Ralph Waldo Emerson

 

Leia também: 5 formas para transmitir confiança (mesmo estando inseguro)

 

#4 O hábito da economia

O estudo de Hill revelou que os entrevistados tinham em comum o hábito da economia, o que possibilitava o investimento em oportunidades futuras, podendo assumir riscos maiores.

Tenha capital para investir em oportunidades que surgem pelo caminho. Educação financeira é a base para o sucesso nos negócios.

Muitos desejam fazer uma transição de carreira, investir em um novo negócio, mas não possui uma reserva financeira para empreender na mudança, com isso muitos nem sequer tentam.

Uma das lições financeiras compartilhadas por grandes investidores e milionários é “sempre se pague primeiro”. Independentemente de quanto você ganha, seja através de salário ou receita, reserve no mínimo 10% para investimentos e planos futuros.

“A economia significa o poder de repelir o supérfluo no presente, com o fim de assegurar um bem futuro”

Thomas Atkinson

 

#5 Iniciativa e Liderança

Segundo Napoleon Hill existem 2 tipos de pessoas no mundo: os líderes e os seguidores. Líder não nasce pronto, é uma habilidade que todos podem desenvolver.

Ser líder significa assumir o controle da própria vida, tomar decisões e ser o responsável pelos seus resultados. É assumir a postura de protagonista e não de mero coadjuvante.

Hill diz ainda que as pessoas que atingiram grandes realizações tomaram uma importante decisão, a decisão de ser líder na sua profissão, ser líder no seu mercado. A diferença na recompensa é significativamente maior em comparação com aqueles que apenas atuam na média.

“E lembre-se: você é o seu próprio general. Então, tome agora a iniciativa, planeje e marche decidido para a vitória”

Sun Tzu

 

#6 Imaginação

Uma das maiores justificativas das pessoas em fracassar na busca pelos seus objetivos é a falta de recursos (financeiros, pessoas, oportunidades, dentre outros). “Eu não tenho dinheiro”, “Eu não tenho tempo”, “Eu não tenho oportunidades”, etc.

Napoleon Hill observou que os grandes realizadores não tinham todos os recursos quando começaram, mas tinham uma grande capacidade de imaginação para criar soluções e recursos que não tinham disponíveis no momento.

Pense fora da caixa. Utilize a criatividade para empreender o novo e criar soluções inovadoras na busca dos seus objetivos.

“A imaginação é mais importante que o conhecimento”

 Albert Einstein

 

#7 Entusiasmo

O entusiasmo é a força motora básica em ação. Aqueles que tem entusiasmo e também despertam entusiasmo nos outros, são os maiores realizadores.

Muitas pessoas desejam maiores resultados na vida, mas não encontram entusiasmo para gerar a mudança necessária.

Napoleon Hill identificou uma motivação básica em todas as pessoas que entrevistou: todos eram apaixonados pelos seus objetivos definidos e tinham um desejo ardente em realiza-los. Essa paixão permitia que eles seguissem em frente mesmo quando todas as condições pareciam adversas.

“A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável”

Mahatma Gandhi

 

Leia também: 4 maneiras poderosas para manter a motivação em alta em seus objetivos

 

#8 Autocontrole

Ter autocontrole é uma das principais habilidades da inteligência emocional. É pensar no longo prazo, ter consciência de que tudo que você faz hoje ou te aproxima ou te afasta do seu objetivo principal.

A maioria das pessoas falham ao invés de ter sucesso, pois desistem do que realmente querem em troca daquilo que querem de imediato.

Mantenha o foco. Saiba o que te afasta e o que te aproxima dos seus objetivos.

“Autocontrole: esse é o preço da realização”

 

#9 O hábito de fazer mais que a obrigação

Segundo Hill, existem basicamente 2 tipos de pessoas que não vão muito longe:

Aquelas que não fazem o que lhes é pedido.

E aquelas que só fazem o que lhes é pedido.

Se você quer se destacar no seu mercado e ser bem-sucedido(a), faça mais do que lhe é pedido. Aquelas pessoas que vão além do que lhes é pedido, são as que recebem as maiores recompensas.

“Resolva-se a prestar mais serviços do que sua obrigação e, antes de compreender bem o que aconteceu, verá que o mundo quer lhe pagar mais do que vale o seu trabalho”

Napoleon Hill

 

#10 Uma personalidade atraente

O sucesso não é algo que você persegue, mas algo que você atrai, ao ser uma pessoa atrativa para o sucesso.

Não importa o negócio ou a carreira que você esteja, o seu sucesso depende de interações humanas. Para ter sucesso em suas interações, uma característica essencial tem que ser desenvolvida – o seu carisma.

Carisma nada mais é do que a habilidade de atrair, influenciar e encantar as pessoas. Quando você desenvolve o seu carisma (e sim, é uma habilidade que todos podem desenvolver) você amplia suas possibilidades de construir relacionamentos saudáveis e parcerias construtivas, além de melhorar suas relações profissionais.

“O carisma é a chave da conquista”

 Sarah Ghil

 

Leia também: 5 segredos para ter mais carisma e influenciar pessoas

 

#11 Pensar com exatidão

Pensar com exatidão nada mais é do que a maneira como você percebe o mundo, a sua forma de pensar.

Uma mesma situação pode gerar reações e comportamentos distintos em pessoas diferentes, que percebem o mundo de formas diferentes. A forma como você pensa, sua atitude mental, é determinante para os seus resultados.

Os seus pensamentos geram sentimentos, seus sentimentos influenciam suas ações e comportamentos, gerando os seus resultados.

Se você tem pensamentos negativos e limitantes, esses pensamentos irão gerar sentimentos de insegurança, incapacidade e medo, influenciando a forma como você age e consequentemente os seus resultados.

Da mesma forma, pensamentos fortalecedores produzem sentimentos positivos como confiança, determinação e coragem, gerando reações e comportamentos diferentes, com resultados mais positivos.

De acordo com Hill, devemos dirigir os nossos pensamentos adequadamente, de forma a nos deixar mais próximos dos nossos objetivos.

“Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar”

Napoleon Hill

 

#12 Concentração

Concentrar o seu foco e sua energia em uma única direção é o segredo da realização.

Um dos maiores problemas hoje é a falta de foco e concentração. Somos inundados diariamente por um volume de informações e distrações infinitas que desviam o nosso foco do que realmente precisamos fazer.

A luz do sol por si só não produz calor suficiente para gerar fogo em um pedaço de madeira. No entanto, ao se colocar uma lupa e ajustar o seu foco, de tal forma que os raios de sol convirjam em apenas um ponto, essa mesma madeira rapidamente irá pegar fogo.

A energia concentrada gera um grande resultado. Tenha foco em uma única coisa.

 

#13 Cooperação

Não há grandes resultados sem relacionamento entre as pessoas. Por mais talento que você tenha, sozinho você não vai muito longe. Grandes resultados nascem da união de pessoas que colaboram entre si por um objetivo comum.

O técnico da seleção brasileira de vôlei Bernardinho costuma dizer que um talento sozinho pode ganhar uma partida, mas somente o trabalho em equipe ganha campeonatos.

Pessoas bem-sucedidas tem a mentalidade voltada para integração. Pensam sempre em termos de equipe. “Como podemos conseguir resultados melhores juntos? ”

Espírito de cooperação mútuo, essa é a chave para ganhar o jogo. Veja todas as pessoas como parte do seu time.

“Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quiser ir longe vá acompanhado.”

Provérbio Africano

 

#14 Fracasso

O fracasso não é oposto do sucesso, mas sim, parte do sucesso. Muitos não se permitem fracassar, com isso nem ousam começar. Saber lidar com as adversidades e falhas durante a jornada é fundamental para o sucesso.

Não é o fracasso em si que determina os seus resultados, mas sim a sua atitude frente ao fracasso. Não importa o quão negativa é uma experiência, pessoas bem-sucedidas sempre focalizam o que de positivo eles podem tirar desta experiência. Pensam sempre em termos de possibilidades, ao invés de fracasso.

“Cada adversidade, fracasso, obstáculo carrega consigo a semente de um benefício equivalente ou maior.”

 Napoleon Hill

 

Leia também: 7 maneiras para você lidar com o fracasso

 

#15 Tolerância

Tolerância é a habilidade de se adaptar rápido as pessoas e situações e tirar o melhor proveito dessas interações.

Pessoas que resistem as mudanças ou querem ter o controle de tudo e de todos, costumam ter um alto nível de estresse e ansiedade, minando sua performance. Situações não previstas podem ocorrer, pessoas podem não atender as expectativas, e ter uma boa dose de tolerância e resiliência é fundamental para manter o foco nos objetivos.

 

#16 A regra de ouro

A regra de ouro significa, substancialmente, fazer aos outros apenas aquilo que desejaríamos que os outros nos fizessem, se estivessem em nossa situação. Fazemos parte de um sistema interdependente, onde todos são conectados e tem influência nos resultados.

Essa regra apenas reafirma o espírito de cooperação e harmonia entre as pessoas para se atingir grandes resultados.

“No topo da escada do triunfo você nunca verá alguém sozinho. É impossível conquistar o triunfo sem levar as pessoas consigo.”

 Napoleon Hill

 

Os princípios de sucesso

A primeira edição da Lei do Triunfo foi apresentada em 1928, mas todas as leis são válidas ainda hoje, mesmo tendo se passado quase um século de sua publicação.

Existe um ditado que diz “O sucesso deixa pistas”. Se alguém atingiu algo que você quer atingir é porque ela faz algo diferente do que você faz, ela pensa de forma diferente e com isso ela age diferente.

Estes são os princípios compartilhados por pessoas que alcançaram um grande nível de realização em suas vidas, e também podem gerar grandes resultados para você, uma vez que se comprometer com estes princípios.

 

Gostou desse artigo? Então deixe seu comentário abaixo, o seu feedback é muito importante para mim. Aproveite e compartilhe também com pessoas que você acredita que este conteúdo possa ser útil!

 

Quer dar um passo além? Descubra como fazer de 2018 o melhor ano da sua vida. Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente para o Workshop Supere seus Limites:


Fernando Salas
Fernando Salas

Master Coach, Palestrante e Trainer. Estudioso e apaixonado por desenvolvimento do potencial humano e ciência da Alta Performance. Acredita que todas as pessoas com as estratégias certas têm a capacidade de atingir o seu potencial pleno, alcançando resultados inimagináveis.

  • Thomas Dias Albino

    Somos nossos piores inimigos! Temos que nos amar e acreditar em nós mesmos!! Mesmo já tendo ouvido a maioria das ideias junta-las e aponta-las faz toda diferença! Foco!

    • Fernando Salas

      Exatamente isso! Você deve focar em suas ideias e agir, sempre acreditando em você. Todos deveriam lembrar: A ação é a ponte que transforma seus sonhos em realidade!