O que nos move, inspira e motiva? Descubra os 10 impulsos que movem o ser humano!

A maior parte das pessoas desejam conquistar uma vida mais plena, com mais qualidade de vida, significado e realização. Mas a principal questão aqui é: O que nos move? Qual a força que nos faz levantar todos os dias para seguir em frente e buscar os nossos objetivos? Qual o segredo das pessoas que levam a vida com grande entusiasmo, energia e satisfação?

Todo mundo está procurando algo, mas muitas vezes não sabe o quê nem onde procurar.

Segundo Brendon Burchard, conferencista mundial, especialista em alta performance e autor do best seller “O Poder da Energia”, existem 10 impulsos humanos que quando estrategicamente estimulados, nos faz aumentar o nível de energia, performance e realização em todas as áreas da vida.

Se você fosse criar a sua vida ideal, o que você deveria focar para obter o máximo de performance, comprometimento e entusiasmo? Descubra abaixo, como ativar os 10 impulsos que movem o ser humano.

 

#1 CONTROLE

O que mais gera ansiedade, estresse e irritação que grande parte das pessoas sentem? Tentar controlar as coisas que não estão sob o seu controle. Nós não podemos controlar o clima, o mercado ou a economia. E você já deve ter percebido, que não se pode controlar os outros. Mas podemos controlar as nossas atitudes frente aos eventos que vivenciamos.

Quando você coloca foco em coisas que você não tem controle, a sensação é que você não tem controle sobre a vida, a vida simplesmente acontece com você e não há o que fazer. Você pode até não ter controle do vento, mas você pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se sente no controle de sua mente, emoções e experiências?

“A estabilidade que não conseguimos encontrar no mundo, devemos criar dentro de nós mesmos”

Nathaniel Branden

Quando você ajusta a sua percepção, foco e atitude, você dá um importante passo para assumir o controle da sua vida.

 

#2 COMPETÊNCIA

A sua vida se expande à medida que você adquire ou aprofunda suas competências, capacidades e habilidades.

O nível de sua competência, capacidade e habilidade irá determinar o que você dará atenção, o nível de seu comprometimento, foco e realização. Além de aumentar a sua confiança e capacidade em lidar com novos desafios.

“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”

Benjamin Franklin

Qual competência, capacidade ou habilidade você precisa desenvolver ou aprimorar, para se tornar mais competente no que faz e aumentar o seu sucesso na vida?

Eu convido você a aprender uma nova habilidade nos próximos 60 dias, que irá fazer você se sentir bem e mais apto a assumir novos desafios. Seja qual for o desafio que escolher, se dedique e dê o seu máximo.

 

#3 CONGRUÊNCIA

Quem moldou a sua autoimagem? Você ou sua família, amigos, a mídia ou a sociedade de modo geral? Como você se vê? Quem definiu quem você é?

Muitas pessoas se veem e vivem de acordo com a imagem e padrões estabelecidos por outros, ao invés de ser quem realmente são.

“Não abra mão de si mesmo. Você é tudo o que você tem”

Janis Joplin

Defina as três principais características que definem quem você é, não o que os outros querem que você seja, mas quem você realmente é e se sente bem por isso.

Agora, para viver de forma congruente com a sua autoimagem, que comportamentos e ações você irá adotar no seu dia-a-dia, para que suas ações correspondam as suas palavras?

 

#4 CUIDADO

Uma das grandes forças do ser humano é a capacidade de cuidar e ser cuidado. Quem se importa com você e com quem você se importa?

Esse é um dos impulsos que menos recebe atenção, mas um dos impulsos de maior valor.

Mas antes de querermos cuidar dos outros, devemos cuidar em primeiro lugar de nós mesmos. Não tem como dar atenção ao outro, se você não dá atenção nem para si mesmo.

No mundo atual, estamos tão ocupados tentando manter o ritmo, cuidar das tarefas intermináveis e urgências que aparecem no caminho, que nos esquecemos de nós, causando um grande impacto na saúde e bem-estar físico e emocional.

O que você pode fazer para cuidar mais de si? Seja melhorar a sua alimentação, incluir uma rotina de exercícios na sua agenda ou praticar um hobby com mais frequência…

Agora, defina 3 formas para demonstrar mais interesse e cuidado com as pessoas que são importantes em sua vida.

“Se houver qualquer gentileza que eu possa mostrar ou qualquer coisa boa que eu possa fazer por meus amigos, farei agora, não vou me recusar nem ignorá-los, pois pode ser que eu não tenha essa oportunidade de novo”

William Penn

 

#5 CONEXÃO

Todos nós buscamos nos conectar com outras pessoas, sentir que fazemos parte de algo maior. Pesquisas indicam que os 10% das pessoas mais felizes no mundo têm uma coisa em comum: todas elas têm uma vida social satisfatória, além de relacionamentos íntimos consistentes.

A neurociência tem provado os benefícios das conexões humanas para o bem-estar e felicidade. Quando há uma conexão positiva, há liberação de dopamina, vasopressina e oxitocina. Nos sentimos eufóricos, conectados e apreciados.

Pense em três coisas que você pode fazer imediatamente para criar relacionamentos mais saudáveis, prósperos e conectados (familiar, conjugal e social) …

 

Leia também: 5 segredos para ter mais carisma e influenciar pessoas

 

#6 MUDANÇA

Todo ser humano anseia por novidades, variedades e mudanças. Mas por que muitos resistem a mudar, aceitar o novo e ir em direção ao que querem?

As pessoas não temem a mudança, mas o que esta mudança poderá trazer. Colocam o foco no que elas podem perder, ao invés do que elas podem ganhar. Com isso, ficam paralisadas e evitam mudar.

“Quando você para de mudar, você para”

Bruce Barton

Pense em uma grande mudança que você tem adiado em sua vida por medo do que pode perder.

O que você tem a ganhar ao realizar esta mudança? Que decisão você pode tomar para iniciar esta mudança hoje?

 

Leia também: os 3 medos que impedem você de conquistar os seus objetivos

 

#7 DESAFIO

Desafio é o impulso mais forte para alcançar grandes realizações. Os desafios nos forçam a ultrapassar limites, aprender e crescer. O desafio nos faz mobilizar energia e o máximo do nosso potencial.

O segredo de uma vida bem-sucedida não é evitar os desafios, mas sim abraçar os desafios para crescer e se fortalecer a cada desafio.

Assuma desafios que te tirem de sua zona de conforto e faça você crescer consistentemente.

“O que não te desafia, não te transforma”

Defina qual o próximo grande desafio que você está disposto a encarar nos próximos 3 meses que irá te proporcionar um grande crescimento.

 

#8 EXPRESSÃO CRIATIVA

O quanto da sua singularidade você compartilha com o mundo?

Quando não expressamos o que temos de único e singular em nós, internamente começamos a sentir que somos apenas mais um, sem nada para acrescentar.

A expressão criativa é uma das melhores maneiras de você expressar a sua identidade, seja no seu trabalho, na sua vida social ou em casa. É o impulso da criação.

Como você pode expressar mais da sua criatividade e singularidade nos contextos em que você está inserido? (Em casa, no trabalho, na vida social…)

 

#9 CONTRIBUIÇÃO

Uma das grandes forças que nos move a agir é contribuir com algo que tenha um significado maior do que nós mesmos. Quando o que fazemos tem um impacto positivo para outras pessoas.

Viktor Frankl, psicólogo e sobrevivente do Holocausto, cita em sua obra Em Busca de Sentido que “a principal preocupação do homem não é ter prazer ou evitar a dor, mas sim ver sentido em sua vida”. A vida começa a ter sentido, quando você contribui com algo que realmente tenha significado.

“Ganhamos a vida com o que recebemos. Construímos uma vida com o que damos”

Winston Churchill

 

#10 CONSCIÊNCIA

O quanto você está consciente de seus pensamentos, emoções e comportamentos? O quanto você está focado e consciente no momento presente?

A nossa mente naturalmente se dispersa indo para o passado ou para futuro. O desafio é direcionar o seu foco, pensamentos e sentimentos para o estado presente, pois a vida ocorre no aqui-e-agora.

Constantemente se pergunte: O quanto estou presente no momento? O que estou sentindo? Estou progredindo em meus objetivos?

 

O QUE NOS MOVE?

 

Saber que a vida é muito mais do que apenas existir. E com os impulsos certos, podemos explorar o máximo do nosso potencial e da experiência humana.

Está na hora de você ativar os impulsos que nos move a uma vida cheia de energia, entusiasmo e plena de realizações.

Está em suas mãos viver o melhor da vida. Faça acontecer!

 

Gostou desse artigo? Então deixe seu comentário abaixo, o seu feedback é muito importante para mim. Aproveite e compartilhe também com pessoas que você acredita que este conteúdo possa ser útil!

 

Quer dar um passo além? Descubra como explorar o máximo do seu potencial e alcançar um novo nível de resultados em sua vida através da inteligência emocional. Clica no link abaixo e reserve gratuitamente a sua vaga na PALESTRA AO VIVO:

Até o próximo post…

Fernando Salas

 

Referências:

BURCHARD, 2013. O poder da energia.