6 Sinais de que você tem inteligência emocional

O que faz algumas pessoas terem mais sucesso do que outras na carreira e na vida? Até a década de 80 acreditava-se que um alto QI era um indicador de sucesso na vida, mas estudos começaram a revelar que o fator QI não tinha tanta influência na construção de uma vida bem-sucedida. Foi quando começou a surgir o termo inteligência emocional.

A nossa inteligência emocional, a forma como lidamos com as nossas emoções e as emoções dos outros, tem um papel crucial para a nossa felicidade e sucesso. Além de repercutir em todos os aspectos da nossa vida.

De acordo com Daniel Goleman – pioneiro na teoria da Inteligência Emocional – a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas.

A inteligência emocional permite que você utilize suas melhores qualidade em seu máximo potencial, conquistando resultados acima da média.

Mas como saber qual o seu nível de inteligência emocional? Aqui estão 6 sinais de que você possui um alto nível de IE:

 

#1 Autoconsciência – Você conhece suas forças e fraquezas

A primeira característica de pessoas com alto nível de inteligência emocional é a autoconsciência. Ser honesto consigo mesmo, saber quais são suas forças e fraquezas, e assumir a responsabilidade para desenvolvê-las.

Uma pessoa emocionalmente inteligente sabe explorar o melhor do seu potencial, maximizando sua performance de acordo com os seus pontos mais fortes, e trabalhando os pontos de maior dificuldade.

Mas a autoconsciência vai além, é a capacidade de reconhecer também as emoções que você sente, identificar de onde elas vêm e o por que de você senti-las.

Portanto, conhecer a si mesmo contribui para que você tome decisões mais eficazes no direcionamento da sua vida.

“Conhecer bem os outros é inteligência, conhecer bem a si mesmo é sabedoria”

Lao-Tsé

#2 Gestão emocional – Você sabe lidar com suas emoções

Um dos principais pilares da inteligência emocional é a capacidade de lidar com suas próprias emoções, de forma a gerar o máximo resultado.

Para ter o controle sobre suas emoções você precisa compreendê-las como um mecanismo fisiológico. Cada emoção possui uma função fisiológica positiva e compreendendo essa função podemos então lidar com elas, de maneira que elas nos ajudem a liberar todo o nosso potencial.

O medo por exemplo, tem como principal função nos proteger, porém em excesso ele pode nos bloquear de realizar o que desejamos.

A tristeza tem como função nos fazer refletir, ela funciona como um sinal de alerta, indicando que algo que não está indo bem e é necessária uma mudança. Enquanto você não promover esta mudança, você continuará com o sentimento da tristeza.

“Cuide de suas próprias emoções e nunca as subestime”

Robert Henri

Todas as nossas emoções são impulsos para ação. Ter a habilidade de gerir suas emoções não significa que você não irá mais sentir raiva, tristeza, frustração, ansiedade, entre outras emoções e sentimentos “negativos”, mas você é capaz de reconhecer e trabalhar estas emoções a seu favor, ao invés de ser refém delas.

Como costuma dizer Daniel Goleman – “Emoções fora do controle fazem de pessoas espertas, estúpidas”.

As emoções são os nossos maiores recursos que podemos usar a nosso favor ou contra nós.

Para saber mais sobre como liderar as suas emoções e conquistar mais resultados, clica no link abaixo e inscreva-se gratuitamente para a palestra AO VIVO:

 

#3 Motivação – Você é capaz de se auto motivar

Você é uma pessoa ativa e motivada – e consegue focar sua atenção e energia na busca dos seus objetivos de vida –, é bem provável que você tem um alto nível de inteligência emocional.

Pessoas com inteligência emocional tem a capacidade de projetar o seu futuro e trabalhar para a realização deste futuro.

Além disso, são capazes de manter o autocontrole, resistindo às recompensas e gratificações menores no curto prazo, para ter recompensas maiores no longo prazo.

Muitas pessoas desistem de grandes projetos e sonhos, uma vez que o resultado somente virá no longo prazo, com isso não conseguem manter o foco e a motivação por muito tempo e desistem.

“A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.”

Mahatma Gandhi

Leia também: 4 maneiras poderosas para manter a motivação em alta em seus objetivos

 

#4 Flexibilidade – Você extrai o melhor das mudanças

Uma pessoa com alto nível de IE é capaz de se adaptar rápido as mudanças e tirar o melhor proveito delas.

Pessoas que resistem as mudanças e obstáculos costumam ter um alto nível de estresse e ansiedade, minando sua performance.

Por outro lado, pessoas emocionalmente inteligentes reconhecem que mudanças são necessárias – em todos os contextos da vida -, e são flexíveis para obter o máximo de resultado com as mudanças. Resistir a mudança impede o sucesso.

A única constante na vida é a mudança. (Heráclito de Éfeso)

“Seja como a água que abre caminho através das pedras: não se oponha ao obstáculo, contorne-o!”

Bruce Lee

#5 Empatia – Você compreende o outro

Você é capaz de sentir como a outra pessoa está se sentindo, mesmo sem ela dizer.

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e ter a compreensão dos seus sentimentos, comportamentos e motivações. Ser uma pessoa empática não significa concordar e aceitar o sentimento e comportamento da outra pessoa, mas compreender e ajudá-la no que ela precisa.

A empatia é um dos principais pilares da inteligência emocional.

“Quem não compreende um olhar, tampouco entenderá uma longa explicação”

Provérbio Árabe

#6 Você constrói relacionamentos ganha-ganha

Você é capaz de construir relacionamentos positivos, estabelecendo relações ganha-ganha, seja nos negócios ou na vida pessoal. Busca sempre encontrar soluções positivas para as duas partes.

Pessoas com alto grau de inteligência emocional se preocupa não somente com seus resultados, mas também como contribuir para o resultado das outras pessoas, seja no contexto profissional ou pessoal. Estão sempre atentas as necessidades dos outros.

Uma pessoa emocionalmente inteligente costuma se dar bem com a maioria das pessoas e ter relacionamentos mais satisfatórios e eficazes.

“Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quiser ir longe vá acompanhado. ”

Provérbio Africano

Leia também: 5 segredos para você ter mais carisma e influenciar pessoas

 

Mas afinal, o que é inteligência emocional?

 

Podemos definir a Inteligência emocional em duas grandes capacidades:

A primeira delas é a capacidade de você lidar consigo mesmo, saber explorar o máximo do seu potencial e gerenciar suas emoções para obter alta performance e foco na busca dos seus objetivos.

A segunda capacidade, é a capacidade de lidar com pessoas, desenvolver empatia e criar conexões onde ambas as partes crescem.

Desenvolver a inteligência emocional é essencial para uma vida plena de realizações, equilíbrio e felicidade. A boa notícia é que ela pode ser desenvolvida em qualquer fase da vida e você também pode desenvolver a sua!

 

Gostou desse artigo? Então deixe seu comentário abaixo, o seu feedback é muito importante para mim. Aproveite e compartilhe também com pessoas que você acredita que este conteúdo possa ser útil!

 

Quer dar um passo além? Para saber mais sobre como desenvolver a sua inteligência emocional e transformar os seus resultados, clica no link abaixo e inscreva-se gratuitamente para a palestra AO VIVO:

 

Até o próximo post…

Fernando Salas

 

Referências:

GOLEMAN, 2012. Inteligência Emocional – A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente.