Como se tornar uma pessoa mais atraente e cativante?

Qual o segredo por trás de pessoas que são tão carismáticas?

Uma das qualidades mais relevantes das pessoas é o carisma. Pessoas carismáticas atraem relacionamentos duradouros e suas presenças provocam admiração e bem-estar.

Quando você desenvolve o seu carisma (e sim, é uma habilidade que todos podem desenvolver) você amplia suas possibilidades de construir relacionamentos saudáveis e parcerias construtivas, além de melhorar suas relações profissionais. O carisma pode abrir muitas portas em sua vida.

Carisma nada mais é do que a habilidade de atrair, influenciar e encantar as pessoas. E para você desenvolver ou aumentar o seu carisma, coloque em prática os 5 segredos abaixo. São segredos simples, mas muitas vezes ignorado pela maioria das pessoas.

 

#1 PARA SER INTERESSANTE, SEJA INTERESSADO

Mostre interesse pelo outro e o faça com sinceridade. Faça perguntas sobre seus interesses, conhecimentos e opiniões. Seja receptivo e valorize o que o outro tem a dizer.

Atualmente, muitos dos diálogos ficam no nível superficial:

– “Como foi seu final de semana?”

– “Tudo bem!” (A maioria dos diálogos se encerram aqui – mas não pare, continue)

– “E o que você fez de bom? Me fale mais!” Aprofunde com novas perguntas.

Se quiser que as pessoas se conectem com você, construir relações verdadeiras, pessoais ou profissionais, ajudar e ao mesmo tempo ser ajudado, interesse-se sinceramente pelo outro.

Se você mostrar interesse genuíno pelo outro e buscar aprofundar suas conexões, você já caminhou 50% do caminho para tornar-se uma pessoa verdadeiramente interessante.

Para ser interessante, seja interessado!

 

#2 OUÇA

As pessoas amam falar de si próprias, mas muitas vezes esquecem de ouvir. Uma pessoa interessante está aberta a ouvir.

Saber ouvir é uma arte. Ouvir implica em dar a sua atenção irrestrita ao outro, silenciando o diálogo interno enquanto o outro fala. O escritor e filósofo J. Krishnamurti afirmava que “Ouvir é um ato de silêncio”. Muitos ouvem, mas são poucos os que de fato estão ouvindo. Muitos enquanto ouvem estão focados no que vão falar como resposta, ao invés de estar 100% presente ao que o outro tem a dizer.

Ouvir também requer a habilidade de empatia. Praticar a ausência de julgamentos.

Ouvir sem julgar não significa concordar e aceitar o que o outro diz, mas compreender o ponto de vista do outro … ninguém é obrigado a pensar da maneira que você pensa.

Há uma afirmação do Henry Ford que diz:

"Se há algum segredo de sucesso, consiste ele na habilidade de aprender o ponto de vista da outra pessoa e ver as coisas tão bem pelo ângulo dela como pelo seu"

Henry Ford

Desenvolva a habilidade de ouvir e naturalmente você irá atrair e cativar mais pessoas.

 

#3 SORRIA

Nada é mais atrativo do que um sorriso genuíno. A felicidade atrai as pessoas e contagia. O sorriso tem um incrível poder de encantar as pessoas.

Ações falam mais do que palavras e um sorriso transmite a mensagem: “Estou feliz de estar aqui”.

Por outro lado, pessoas que sempre estão de mal com a vida, passam a maior parte do tempo reclamando, acabam afastando as pessoas de si.

Tenha em mente que está tudo bem que você não esteja sempre feliz. Haverá momentos em que estaremos com o humor mais pra baixo e isso é normal, mas tome cuidado se a maior parte do seu dia é dominado por um humor mais negativo.

Sorria! Sorrir abre caminhos…

O valor de um sorriso

Nada custa, mas cria muito.

Enriquece os recebedores, sem empobrecer os doadores.

Dura apenas um segundo, mas, muita vez, a memória o guarda para sempre.

Ninguém é tão rico que possa ir adiante sem ele, e ninguém é tão pobre que não fique mais rico com seus benefícios.

Traz a felicidade ao lar, alimenta a boa vontade nos negócios e é a senha dos amigos.

Repouso para o fatigado, incentivo para o desanimado, alegria para o triste, e o melhor antídoto da Natureza para o mau humor.

Não pode ser comprado, mendigado, emprestado ou roubado, pois é alguma coisa que não é artigo de valor para ninguém senão quando dado naturalmente.

Se durante a caminhada da minha vida eu estiver muito cansado para lhe dar um sorriso, por favor, me deixe um seu, por que ninguém precisa tanto de um sorriso, quanto os que não tem nenhum para dar.

- Dale Carnegie -

Se você quiser saber mais sobre como lidar com suas emoções, transformar emoções negativas em emoções positivas e fortalecedoras que te impulsionam para a ação, clica no link abaixo e reserve gratuitamente a sua vaga no Workshop:

 

#4 FAÇA O OUTRO SE SENTIR ESPECIAL

Uma das necessidades humanas é a necessidade de reconhecimento. O reconhecimento faz nos sentirmos importantes.

Há um velho ditado que diz: “O mal fiz uma vez, e nisso sempre falaram; o bem fiz dez vezes, mas nisso nunca falaram”.

Elogie mais, aprecie verdadeiramente o outro. O reconhecimento é a maior recompensa que você pode dar ao outro. Mas somente faça isso, se o reconhecimento for realmente sincero e honesto.

Não elogie se não for sincero, bajulação barata irá gerar o efeito oposto.

 

#5 ESTEJA PRESENTE

Você sabia que o conteúdo da sua fala representa apenas 7% de sua comunicação?

38% tem relação com o seu tom de voz e 55% com a sua linguagem corporal. A sua expressão corporal tem mais impacto do que o próprio conteúdo da sua comunicação.

Se você quer criar conexões profundas e tirar o máximo de suas interações, esteja 100% presente ao momento – corpo e mente. Hoje é comum ver interações onde as pessoas estão conversando e, ao mesmo tempo, mexendo no celular, colocando mais atenção no mundo virtual do que no mundo real.

Sempre se pergunte: “De 0 a 100, o quanto de fato estou presente nesse momento?”

 

Você pode ter certeza, ao praticar estas ações você se tornará mais cativante e atrairá relações mais positivas em sua vida, sem nem perceber o que fez.

 

Uma observação importante: Você pode notar que muitas das dicas acima, eu mencionei o termo – sinceridade. Nenhuma dessas dicas tem valor se não forem realizadas com sinceridade. Elas somente irão funcionar se você for verdadeiro e autêntico em suas ações.

 

Lembre-se, ser carismático não é querer agradar a todos. Pessoas com alto carisma não se preocupam em agradar a todos e sim, ser a melhor pessoa que ela pode ser.

 

O segredo número 1 do carisma: Seja o melhor de você!

 

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo, o seu comentário é muito importante para mim!

 

Aproveite também para curtir e compartilhar com pessoas que são importantes para você!

 

Se você quiser saber mais sobre como criar melhores relacionamentos, desenvolvendo sua inteligência emocional, clica no link abaixo e reserve gratuitamente a sua vaga no WORKSHOP AO VIVO:

 

Nos vemos no próximo post…

Fernando Salas

Referências:

CARNEGIE, 2012. Como fazer amigos e influenciar pessoas.

 


Fernando Salas
Fernando Salas

Master Coach, Palestrante e Trainer. Estudioso e apaixonado por desenvolvimento do potencial humano e ciência da Alta Performance. Acredita que todas as pessoas com as estratégias certas têm a capacidade de atingir o seu potencial pleno, alcançando resultados inimagináveis.